GLOSSÁRIO DE TERMOS

Glossário

Aculturação: As mudanças que ocorrem resultantes de contato direto e contínuo entre indivíduos de culturas diferentes. Normalmente se refere a experiência de adultos.

Assimilação: O processo através do qual um indivíduo ou grupo é absorvido e transformado pela estrutura social e vida cultural de outra pessoa, grupo ou sociedade.

Competência Intercultural: uma série de características e habilidades cognitivas (do saber), afetivas (do sentir) e comportamentais (do agir) que apoiam interações adequadas e efetivas em vários contextos culturais.

Comunicação Intercultural: estudo de práticas e teorias relacionadas às interações face-à-face entre povos cujas culturas são significantemente diferentes umas às outras.

Comunicação Não-Violenta (CNV): Consiste de técnicas de pensamento e comunicação que nos capacita a conectar com compaixão e paz com o próximo e com nós mesmos. O processo pode ser usado quando estamos diretamente envolvidos em conflito ou quando estamos tentando mediar conflitos de outros indivíduos.

CVN e uma linguagem de vida que nos ajuda a transformar antigos modelos de defesa e agressão em compaixão e empatia e a melhorar a qualidade de nossos relacionamentos. Estudar e praticar CNV pode nos proporcionar uma base de aprendizagem a respeito de nós mesmos e de nossos relacionamentos o tempo todo, e também ajudar-nos a nos manter focados no que está acontecendo aqui e agora. Muito embora seja um método para comunicação, CNV nos ajuda a perceber quão importante são nossas vinculações.

Conflito: Uma luta sobre valores e reivindicações a status, poder e recursos escassos. Uma luta na qual os objetivos do oponente são neutralizar, ferir ou eliminar rivais.

Conflito: Acreditar que as aspirações de todos os times, lados, e concorrentes não podem ser atingidas simultaneamente.

Conflito é classificado em quatro tipos: Conflito interpessoal (entre dois indivíduos); Conflito intrapessoal (ocorre dentro do indivíduo); Conflito intra-grupal é o tipo de conflito que ocorre entre os indivíduos de um mesmo grupo; Conflito Inter-grupal ocorre entre membros de diferentes grupos dentro de uma forma maior de organização social.

Cross-cultural: As várias formas de encontros e interações através de grupos culturais distintos, frequentemente de uma maneira que reflete respeito mútuo.

Cultura: o dicionário Merriam-Webster define cultura como:

• As crenças, costumes, artes, de uma sociedade, grupo, lugar e tempo.
• Uma determinada sociedade que tem suas próprias crenças, modo de vida, arte, etc.
• Um modo de pensar, de trabalho e de comportamento que existe em um lugar ou organização.“

Cultura é a somatória de todas as formas de arte, de amor, e de pensamento que, ao longo dos séculos, permitem que indivíduos sejam menos escravizados.” (Andre Malraux)

Descriminação: Um preconceito, ação, tratamento ou sentimento preconceituoso (ex. descriminação racial). “ É tratamento ou a idéia de, ou fazer uma distinção a favor ou contra uma pessoa ou grupo, classe, categoria à qual tal pessoa ou coisa pertence ou é considerada pertencer ao invés de ao mérito pessoal. (Definição de Wikipédia)

Diversidade: (incluindo ambas global e doméstica): Variação cultural de valores, crenças, e comportamentos, incluindo nacionalidade, etnia, sexo, idade, características físicas, afiliação a organizações, e quaisquer outras diferenças culturais aprendidas ou compartilhadas por um grupo of pessoas que se relacionam.

Encarnação: Um mistério teológico central à doutrina do Cristianismo que se refere à Segunda Pessoa da Trindade, o Filho de Deus tornando-se um ser humano em Jesus de Nazaré, um Judeu Galileu, enquanto ao mesmo tempo continuando Deus. O Evangelho de São João faz referência à Encarnação como a Palavra se tornando carne e vivendo entre nós. (cf.Jn1:15). A doutrina é a base da identidade e missão da Igreja Católica, que é divulgar o Mundo de Deus e assim transformar indivíduos, sociedades e culturas na imagem de Cristo. Este mistério também oferece um exemplo de extrema unidade.

Enculturação: O processo sociológico de criar uma criança para se tornar um membro de uma certa cultura ou grupo cultural.

Estereótipo Cultural: Aplicação de uma generalização baseada em algumas pessoas de um grupo à todas as pessoas de tal grupo. (Estereótipos são em geral baseados em experiência limitada, informação não críveis, diz-que-diz-que, ou na informação apresentada pela mídia). É uma aderência rígida a percepções simplificadas de outros, às vezes referida como endurecimento de categorias

Estilo de Comunicação: Um grupo de características aprendidas culturalmente com ambos linguagem e estilo de aprendizagem que envolve aspectos de comunicação tais como formal versus informal, emocional versus reservado, direto versus indireto, objetivo versus subjetivo, e respostas à acusações e culpabilidade.

Etnocentrismo: A tendência que indivíduos têm de avaliar outras pessoas baseado em sua própria referência cultural ou grupo étnico.

Evangelização: Dirigida a mudança interior de indivíduos e de mudança exterior de sociedades. A atividade de evangelização da Igreja consiste de vários elementos essenciais: proclamação, propagação, e dar testemunho a Cristo, ensinar Cristo, e celebrar os sacramentos de Cristo. Os quatro pilares básicos da evangelização são: 1. Promover um encontro pessoa com Cristo, 2. Transformação de culturas à luz de Cristo, 3. Liberação ou a transformação da ordem social, política, e econômica através dor valores do Evangelho, 4. Diálogo ecumênico e inter-religioso em busca de unidade de todos os povos.

Gerações Adjacentes: quaisquer duas gerações adjacentes ou continuas. Ex.: pais e filhos. Porém mais do que pais e filhos, este termo também se aplica a filhos adultos e seus pais idosos e também a pais mais jovens e seus filhos que estão amadurecendo.

Gerações alternadas: quaisquer duas gerações separadas por pelo menos uma geração intermediária, como netos e avós. Avós são em geral bem mais tranquilos com seus netos, enquanto netos são em geral mimados pelos avos de tal maneira que os pais nunca demonstraram.

Gerenciamento de Conflito: E a pratica de identificar e lidar com conflito de maneira sensata, justa e eficiente. É importante que existam pessoas que entendam conflito e saibam como resolvê-los. Existem estilos diferentes que podem ser seguidos.

1. Acomodação: envolve ter que lidar com o problema com um elemento de auto sacrifício; um indivíduo se dispõe a colocar de lado suas próprias preocupações para manter a paz dentro de uma certa situação.
2. Colaboração: o objetivo é encontrar uma solução ao conflito através de cooperação com outros lados envolvidos na questão.
3. Competição: envolve comportamento autoritário e assertivo visando interesses próprios.
4. Compromisso: Visa criar uma solução que seja aceitável para todos envolvidos. Desta maneira um dos lados está disposto a sacrificar parte de seus objetivos contanto que os outros façam o mesmo.

Globalização: O processo pelo qual as nações do mundo se tornam conectadas e interdependentes através de laços criados por comunicação eletrônica, modos de viagem rápidos, e economias interconectadas.

Grupo Étnico: Um grupo que partilha de uma herança cultural e se identifica com um grupo coletivo ou de referência, frequentemente no mesmo país. Identificação com um grupo étnico é refletida em senso de “povo”, ou um sentimento de que o destino da pessoa é de alguma maneira ligado ao de outras pessoas que partilham da mesma linhagem étnica.

Grupo minoritário: Um grupo social que ocupa uma posição subordinada em uma sociedade e frequentemente sofre experiências de descriminação, marginalização e opressão. Estes grupos podem ser separados por traços físicos ou culturais que são condenados pela cultura dominante.

Identidade Étnica: Um sentimento de se sentir bem, pertencer e se identificar com seu grupo ancestral.

Imigrantes: Pessoas que voluntariamente mudam para um novo país com o propósito de fixarem residência.

Inclusão: A crença e prática de aceitar e reconhecer grupos e comunidades heterogêneas em salas de aula, igrejas e associações; o oposto de exclusão. Inclusão inclui uma certa afinidade com o espirito do Catolicismo. Às vezes, porém, podem existir razoes legitimas para exclusão.

Inculturação: Um termo teológico para o compromisso da Escritura Sagrada e Tradição da Igreja, especialmente o Evangelho, no qual cultura é entendida como a maneira de pensar, sentir, agir, e ser de um povo, também chamada “evangelização de culturas. ” Este processo consiste principalmente em uma transferência da identidade de um povo e seus desejos e motivações, especialmente estórias sagradas e símbolos, através do diálogo e do poder da graça que acompanha a proclamação Cristã. O processo pode pertencer a culturas distintas (ex. Estados Unidos, México, Filipina) como também a
culturas globais do modernismo e pós-modernismo.

Integração: O processo pelo qual grupos ou indivíduos diferentes são apresentados a um
relacionamento caracterizado por mutualidade e inclusão, de tal maneira, que se crie uma unidade real em tal diversidade sem se destruir as particularidades e individualidade de cada membro.

Marginalização: A prática de exclusão de um grupo social da sociedade convencional, colocando tal grupo legalmente ou socialmente às margens, ou fora da sociedade dominante.

Melting Pot: (mistura, fusão): Uma imagem usada para descrever o processo onde indivíduos de diferentes culturas são totalmente assimiladas dentro de uma nova sociedade e deixam de ser quem e o que eles eram.

Métodos culturais específicos: Táticas de treinamento Cross-culturais criados para preparar indivíduos para viver e trabalhar com pessoas de um determinado grupo.

Missão: É um chamado além do nosso pequeno mundo. O chamado para resgatar as melhores práticas dos Fundadores e o chamado para responder e colaborar com pessoas de diferentes culturas e experiências são os pré-requisitos para a formação de comunidades interculturais.

Multiculturalismo: A reelaboração de relacionamentos dentro de instituições ou organizações como resultado do encontro de diversas culturas dentro das mesmas, com o propósito de alcançar integração ao invés de assimilação; uma realidade dinâmica que ocorre mais e mais dentro do contexto de migração e movimento de pessoas. Para a Igreja Católica, multiculturalismo sempre foi a característica fundamental de seu catolicismo e de sua missão de pregar o Evangelho à todas as culturas e atraí-las para a comunhão em diferença e diversidade. Multiculturalismo, porém, é criticado por apoiar uma mentalidade “tamanho único” no ministério pastoral criando uma situação na qual todos os grupos são colocados na mesma categoria. Isto pode ter um efeito negativo em comunidades diversas já que os nega o exercício de subsidiariedade, assim como oportunidades para formar seus próprios líderes e desenvolver modelos pastorais e educacionais, iniciativas e recursos adequados.

Narrativa: Uma estória que fornece um significado forte para se compreender e transcender a própria realidade através do uso da imaginação e introspecções para envolver a visão de mundo do indivíduo e motivação de vida. Narrativa é considerada um elemento constitutivo de culturas.

Nova Evangelização: Re-proposição de um encontro com Jesus Cristo de pessoas que já foram expostas a Cristo e sua mensagem, mas que se distanciaram das mesmas, assim como da participação na vida da Igreja por causa da influência da sociedade secular, particularmente na Europa e América do Norte. Também envolve ouvir o mundo contemporâneo em oração, e proclamar as “Boas Notícias” com ardor renovado, expressões e métodos que são conscientes das oportunidades pela mídia social e
comunicação em massa, assim como tecnologia. Ouvindo ativamente – O ato de ouvir deliberadamente e tentar entender o significado das palavras ditas pela outra pessoa durante uma conversa ou discurso. Ouvir atentamente e uma técnica de comunicação importante em negócios, e pode envolver produzir sons que indicam que o ouvinte está
atento, assim como feedback do ouvinte na forma de repetições do que está sendo comunicado pelo outro, criando assim uma chance para confirmação.

Povos Indígenas: Povos que habitam uma área desde a pré-história (ou contato Europeu); termos relacionados incluem aborígines (principalmente na Austrália), e povos da primeira nação (principalmente Canadá).

Resolução de Conflito: É uma maneira para dois ou mais lados acharem uma solução para uma discórdia entre si. A discórdia pode ser pessoal, financeira, política ou emocional. Quando uma disputa acontece, via de regra, a melhor maneira de se resolver o conflito e através de negociação.